Segunda-Feira, 06 de Novembro de 2017, 05h:27

Tamanho do texto A - A+

Tirando o corre-corre de retardatários, provas do Enem transcorreram sem incidentes em Cuiabá

Redação

A não ser pelo corre-corre de retardatários que costumam chegar em cima da hora nos locais das provas,  os exames do Enem, neste domingo (5), transcorreram sem incidentes dignos de registro em Cuiabá.

Os portões do Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura (ICEC) e da Escola Estadual Presidente Médice abriram pontualmente às 11h e fecharam às 12h, gerando correria de inscritos que costumam se atrasar. Uma cena, aliás, que se repete todo o ano.

As provas terminaram às 17h, porém muitos candidatos sairam antes do encerramento, e comentaram que o tema principal da redação do exame foi uma surpresa geral, inclusive para os professores de cursinhos: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.

O tema inesperado e que não era alvo das expectativas e simulações de vários cursinhos foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) no início da tarde de ontem.

“Vai derrubar muita gente”, comentou uma inscrita no final da tarde, que estava em uma roda em frente à UNIC e foi ouvida pela reportagem deste site.

Especula-se que o tema foi escolhido pelo fato do Enem oferecer neste ano vídeo provas em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), para inclusão de pessoas com deficiência auditiva.
 
No próximo dia 12, estudantes voltam a enfrentar as provas de matemática e ciências da natureza.