Quarta-Feira, 23 de Maio de 2018, 07h:11

Tamanho do texto A - A+

CARAVANA DA TRANSFORMAÇÃO: Cirurgias de catarata começam nesta quarta-feira


A expectativa é realizar nesta edição cerca de 5 mil cirurgias oftalmológicas, entre catarata, yag laser e pterígio.

 

Redação

O mutirão de cirurgias de catarata da Caravana da Transformação de Sinop começa nesta quarta-feira (23.05) e vai até o dia 02 de junho. Os pacientes agendados devem comparecer ao estacionamento do Estádio Gigante do Norte na data e horário marcado portando o crachá de identificação e a ficha de anamnese pré-cirúrgica fornecidos no dia da consulta. Além disso, é preciso trazer um documento de identidade e cartão SUS atualizado.

De acordo com o coordenador-geral do programa, José Arlindo Júnior, a expectativa é realizar nesta edição cerca de cinco mil cirurgias oftalmológicas, entre catarata, yag laser e pterígio. “Com esta edição, pretendemos chegar a um número total de 66 mil cirurgias realizadas pelo programa. É uma projeção, já que a regulação dos pacientes vai até a próxima sexta-feira, dia 25. Então vamos acompanhando o andamento dos cadastros e cirurgias”, completou.

Para atender os pacientes, a caravana conta com duas carretas cirúrgicas e uma equipe formada por quatro cirurgiões oftalmologistas e um anestesista. Cada unidade móvel possui duas ilhas cirúrgicas e os procedimentos duram em torno de 6 a 10 minutos, dependendo da gravidade da patologia de cada paciente. A estrutura tem capacidade para realizar até 400 cirurgias por dia.

“Temos aqui uma equipe médica muito experiente, uma ampla estrutura de saúde e segurança para o paciente. Contamos ainda com ambulâncias do Samu de prontidão. Todo o equipamento é de ponta e a técnica ambulatorial utilizada é muito segura”, comentou José Arlindo.

Cuidados pré e pós-operatório

Antes da cirurgia, é importante que o paciente se alimente com alimentos leves e sem excessos, tome as suas medicações de rotina normalmente, se for o caso, e realize a higiene adequada da cabeça e do rosto, limpando os cílios com cuidado, sem esfregar a área.

Quem passa pela cirurgia de catarata, recebe um óculos especial de proteção que deve ser utilizado por 30 dias e são acompanhados em consultas pós-operatórias 24h, sete dias e trinta dias após o procedimento. Além disso, o paciente recebe materiais informativos e orientações sobre os cuidados pós-operatórios.

A primeira etapa do atendimento pós-operatório já começa na quinta-feira, dia 24 de maio, na sede da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Sinop. A instituição está localizada na avenida dos Flamboyants, nº 1895, bairro Jardim Paraíso.

“Nós garantimos um atendimento de qualidade, mas é importante ressaltar que o paciente precisa fazer sua parte. Para que o procedimento tenha sucesso, precisamos da colaboração de cada um. O paciente precisa comparecer às consultas e seguir todas as prescrições e cuidados que lhe forem orientados”, concluiu o coordenador-geral da Caravana.

O Governo do Estado disponibiliza ainda um canal de atendimento gratuito ao paciente pelo telefone 0800 770 7011, para o esclarecimento de dúvidas ou registro de intercorrências. O canal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

14ª Caravana

A Caravana de Sinop teve início no dia 21 de maio e segue até o dia 02 de junho. As consultas e exames serão realizados até o próximo dia 27 e as cirurgias já começam amanhã. Os serviços de cidadania serão ofertados nos dias 24, 25 e 26 de maio. Com esta edição, o maior programa de saúde e cidadania do Estado alcança os 141 municípios mato-grossenses.

Além de Sinop, serão atendidos pacientes de Sorriso, Cláudia, Feliz Natal, Santa Carmem, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, São José do Rio Claro, Santa Rita do Trivelato, Tapurah, Vera, Diamantino, Tabaporã, União do Sul, Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte, Colíder, Guarantã do Norte, Marcelãndia, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo e Apiacás.