Sexta-Feira, 02 de Março de 2018, 10h:42

Tamanho do texto A - A+

Mais de 20 mil procedimentos oftalmológicos são realizados na Caravana

Evelyn Ribeiro

 

Christiano Antonucci/Gcom

 

Iniciada no dia 25 de fevereiro no município de Cáceres, a 12ª edição da Caravana da Transformação realizou até agora 20.911 procedimentos oftalmológicos e recebeu mais de 9 mil pessoas na estrutura montada na Cidade Universitária de Unemat (antigo aeroporto).

 

A expectativa é que até o dia 9 de março, último dia da Caravana, sejam concluídas mais de 5 mil cirurgias de catarata, pterígio e yag laser. Conforme balanço da organização, até esta quinta-feira (1º.03) foram registradas 3.465 consultas, 1.552 cirurgias e 1.193 acompanhamentos pós-operatórios.

 

Entre os pacientes que passaram pela cirurgia de catarata está a dona de casa Adavina Garcia de Moura, 67.  Ela é moradora de Cáceres e fez o procedimento cirúrgico nos dois olhos. “Fui muito bem tratada pelos voluntários e pelos médicos. Após a cirurgia não senti nenhum incômodo e já estou enxergando melhor”, relatou.

 

As cirurgias de pterígio começam no dia 4 de março e as yag laser serão feitas de 3 a 7 de março.

 

“Os números são bastante expressivos e demostram que a demanda pelo atendimento de saúde é real e efetivo. Quando a Caravana vem até os municípios facilita não somente para a população local, mas também para os que vieram de outros 18 municípios da região Oeste ”, avaliou o coordenador-geral da Caravana e secretário do Gabinete de Governo, José Arlindo de Oliveira.

Esta edição contempla ainda pacientes regulados pelas cidades de Araputanga, Curvelândia, Indiavaí, Glória D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Lambari D’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, Figueirópolis D’Oeste, Jauru, Conquista D’Oeste, Pontes e Lacerda, Nova Lacerda, Vale do São Domingos e Vila Bela da Santíssima Trindade.

 

Cidadania

 
Os serviços de cidadania começaram na quinta-feira (1º) e seguem até o dia 3 de março com mais de 50 atendimentos voltados à emissão de documentos como RG, CPF, 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, Cartão do Idoso, Carteira de Reservista, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) e Carteira de Pescador Amador. A Caravana da Transformação também oferece exposições, oficinas, palestras, Mutirão Fiscal, orientação ao consumidor e confecção de Boletins de Ocorrência.