Quarta-Feira, 10 de Agosto de 2016, 06h:06

Tamanho do texto A - A+

Memorial Rondon será inaugurado no dia 24 de agosto

Ana Sampaio 

MEMORIAL1

 

 

As obras do Complexo Turístico e Histórico de Mimoso, o Memorial Rondon, entraram em fase de acabamento e estão sendo acompanhadas, de perto, pela equipe técnica da Secretaria de Estado das Cidades (Secid). A cerimônia de inauguração, que contará com a presença do governador Pedro Taques, está marcada para o dia 24 de agosto.

 

A última visita contou com a presença do titular da Secid, Eduardo Chiletto, que vistoriou os trabalhos finais no telhado da construção. Edificado em meio ao Pantanal mato-grossense, no distrito de Mimoso em Santo Antônio do Leverger, o Memorial faz parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Prodestur) e custou R$ 2,9 milhões.

 

Idealizada para comemorar os 150 anos do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, a obra teve início em 2003, ficou parada por mais de dez anos e só foi retomada no governo Pedro Taques. “É uma obra muito bonita e que homenageia um dos homens mais importantes de Mato Grosso e do Brasil. Fizemos uma gestão séria e célere, conforme pedido do governador Pedro Taques, e estamos na fase de conclusão do memorial que é aguardado pela sociedade há 13 anos”, disse Chiletto.

 

O Complexo foi idealizado pelo arquiteto José Afonso Botura Portocarrero com coautoria de Paulo Molina. Possui referências indígenas, uma das principais lutas de Rondon, que idealizou o Parque Nacional do Xingu. Com mais de três mil metros quadrados, abrigará atividades comunitárias e de apoio ao turismo, como comercialização de artesanatos, guias turísticos, informações aos visitantes, salas de exposições e também uma biblioteca.

 

A obra faz parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Prodestur), cujos recursos são de uma linha específica do BNDES voltada para o turismo. O Prodestur é um programa estratégico da cadeia produtiva do turismo voltado a investimentos em infraestrutura turística. Seu principal foco é o desenvolvimento com a geração de emprego e renda na cadeia do turismo. Em Mato Grosso, o Prodestur é gerido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

 

Marechal Rondon

 

Candido Mariano da Silva Rondon, o marechal Rondon, nasceu no distrito de Mimoso em 1865. O militar se tornou pioneiro na implantação das primeiras linhas telegráficas em Mato Grosso, após Rondon se alistar na escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro, sendo promovido de sargento a marechal ao longo de sua carreira militar. Além da comunicação, Marechal Rondon lutou pelos direitos indígenas e a implantação da política nacional para estes povos.