Quarta-Feira, 25 de Janeiro de 2017, 07h:48

Tamanho do texto A - A+

Programa de produção sustentável da soja em MT é reconhecido por compradores europeus e deve facilitar acesso ao mercado

Fonte:  Noticias Agrícolas
Brasil pode ampliar participação nas vendas de soja no mercado europeu com programa de produção sustentável
Confira a entrevista de Endrigo Dalcin - Presidente Aprosoja/MT

Endrigo Dalcin, presidente da Aprosoja/MT, participou de uma cerimônia na Embaixada Brasileira em Portugal de confirmação do protocolo de intenções com os compradores de soja da Europa, que passam a reconhecer o programa Soja Plus, da Aprosoja, como programa de soja sustentável, o que pode abrir as portas para a soja brasileira no continente.

O protocolo vem sendo costurado há vários meses e vem logo em seguida de uma assinatura em abril, com a Associação Chinesa dos Compradores de Soja, que também reconheceu o programa e colaborou para o aumento da entrada da soja brasileira na China.

O Soja Plus é um programa de melhoria contínua oferecido gratuitamente para os produtores rurais em uma parceria entre Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) desde 2011 em Mato Grosso. De lá para cá, foram 1059 agricultores atendidos pelos supervisores de projetos da entidade. Conforme explica Endrigo, não é uma certificação e, sim, um treinamento oferecido para os produtores, com o auxílio da Senar/MT. Com a presença da Abiove em outros estados, que também esteve na cerimônia, será possível estender o acesso às melhorias do programa.

A Iniciativa para Comércio Sustentável (IDH) também assinou esse memorando. Com isso, será possível também realizar um projeto piloto de recuperação de APPs no estado do Mato Grosso, enviando, assim, mais soja responsável e mais soja sustentável para a Europa, oferecendo também auxílio financeiro para os produtores.

São 59 os critérios acordados com a União Europeia, que serão disponibilizados no site da Aprosoja/MT, como forma de deixar transparente as adequações que cada produtor terá de fazer para participar desse mercado.

Em 2016, foram realizados 25 cursos de Qualidade de Vida no Trabalho (NR 31) pelo Soja Plus, ministrados por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), que capacitaram 418 participantes.

Entenda porque a assinatura do Memorando de Entendimento da Aprosoja com a União Europeia é um marco histórico para a agricultura brasileira, clique aqui