Segunda-Feira, 18 de Julho de 2011, 17h:07

Tamanho do texto A - A+

Encontro em Campo Grande discute sementes forrageiras

Da Redação

A Embrapa Gado de Corte (MS), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promove encontro para discutir as normas e a comercialização de sementes forrageiras, nos dias 2 e 3 de agosto, na sede da unidade, localizada em Campo Grande (MS). O evento é uma parceira com o Comitê de Sementes de Forrageiras da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso do Sul (Aprossul) e a Superintendência Federal de Agricultura no Estado (SFA-MS). A atividade reunirá técnicos, produtores, cooperados e colaboradores do setor produtivo e de comercialização, para esclarecer e discutir normas vigentes, do beneficiamento à comercialização do produto.

Os temas a serem discutidos estão relacionados à Instrução Normativa (IN) 9, de 2 de junho de 2005, que rege a “produção, comercialização e utilização de sementes”, e à IN 30, de 21 de maio de 2008, que trata das “normas e padrões para produção e comercialização de sementes de espécies forrageiras de clima tropical” e suas alterações (promovidas em 26 de outubro de 2010 e em 9 de junho de 2011).

Os organizadores esperam promover a troca de experiências entre os participantes dos setores produtivo e de fiscalização; o nivelamento de informações sobre as instruções normativas; a adequação de conformidade do setor produtivo nas etapas do beneficiamento à comercialização; a maior integração do setor produtivo com o setor executivo do Ministério da Agricultura; e a confecção de documento final para subsidiar ações e as novas demandas por capacitação.

A programação desta primeira etapa inclui uma série de apresentações e discussões dos aspectos normativos relativos ao transporte, armazenamento, embalagem, reembalagem, sementes tratadas, mistura de cultivares, análise laboratorial, padrão de sementes, identificação, documentos da semente, fiscalização, comercialização e amostragem. Os trabalhos serão dirigidos e apresentados por representantes do setor de fiscalização do ministério e moderadores das discussões. A elaboração do documento final está a cargo da coordenadora do evento, a pesquisadora Jaqueline R. Verzignassi, da Embrapa.

As inscrições para participação estão abertas na Aprossul (Rua Cayova, 1161). O valor para associados da entidade é R$ 70,00 e, para não sócios, R$ 100,00. A carga horária do workshop é de 16 horas. Outras informações poderão ser adquiridas pelos telefones (67) 3341-2770 ou 3341-1644.