Quinta-Feira, 09 de Novembro de 2017, 21h:52

Tamanho do texto A - A+

FIM DA GREVE: Servidores do Detran retornam ao trabalho nesta sexta-feira, após dois meses parados; presidente do Sindicato dá "estocada" em Taques

Redação

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran/MT) decidiram, nesta quinta-feira (9), pôr fim à greve iniciada há dois meses.

Segundo a direção do sindicato da categoria, a decisão pelo fim da greve ocorreu após uma reunião com o governador em exercício Carlos Fávaro (PSD), na última terça-feira (14).

 Fávaro prometeu conceder o reajuste salarial da categoria – principal reivindicação dos servidores - em 2019.

“Nós decidimos pelo retorno das atividades a partir de amanhã. Essa decisão foi resultado de um atendimento por parte do governador em exercício, Carlos Fávaro, à categoria na última terça-feira. Ele assumiu o compromisso com o sindicato em conceder o resultado salarial no ano de 2019”, afirmou.

“ESTOCADAS” EM TAQUES

 “Então esse compromisso firmado neste momento, após a troca do negociador por parte do Governo do Estado, representou um avanço extremamente importante. Sabemos que a categoria não vai estar condenada a amargar, pelos próximos 10 ou 5 anos, a tabela salarial devafazada da maneira como nós nos encontramos hoje depois de seis anos sem atualização”, completou.

Pelo acordo, conforme Daiane, o Governo se comprometeu documentalmente em retomar as negociações a respeito da tabela salarial e a conceder esse reajuste em 2019.

Conforme a sindicalista,  a Assembleia também aprovou uma emenda constitucional no teto de gastos que garante à categoria a negociação da tabela e outros direitos.

 A sindicalista frisou que valor do reajuste ainda será discutido entre o sindicato e o Governo.

 A greve

 A greve da categoria teve início no dia 11 de setembro, em reivindicação por aumento salarial.

 O sindicato alega que a tabela de salários está defasada desde 2011.

 A greve ganhou destaque no dia 31 de outubro, durante uma manifestação realizada na porta do Palácio Paiaguás.